sexta-feira, 19 de março de 2010

Distração ao volante pode causar acidente

Pensando em você, A DIRIGINDO BEM menciona assuntos que podem refletir na sua vida para que você tome mais cuidado ao dirigir.

Na data de hoje, foi publicado pelo JH uma nota falando sobre a DISTRAÇÃO AO VOLANTE.

Você tem idéia de quantos segundos leva para trocar um CD? O JH fez uma prova numa área reservada para testes, na zona sul do Rio de Janeiro.

O Nome da pessoa que dirigia o carro é Silvia.

Vinte e dois segundos foi o tempo que Silvia demorou para tirar um CD e colocar outro. "Sempre faço isso. Umas três vezes mais ou menos."

"O que fica para o condutor é a impressão que ele consegue fazer as duas coisas ao mesmo tempo. De que ele consegue dar atenção que o trânsito precisa, mas isso não é verdade" esclarece o diretor do DETRAN/RJ Flávio Horta.

Enquanto dirigi, Silvia também dá atenção à filha, de três anos. "Eu deixo a bolsa aberta. Aí quando ela pede o biscoito, eu tiro. Se tiver lacrado, eu já abro em cima do volante, olhando para frente. Aí eu tiro o biscoito pra ela. Dou uma olhadinha pra trás para ver se ela pegou o biscoito".
E perde 35 segundos de concentração no trânsito...

"Isto não pode acontecer e cria a falsa idéia de que ela está cuidando da filha dela , quando na verdade ela esta expondo ao risco a pessoa que está no banco de trás. Você pode achar que pode dar uma olhadinha, 30 segundos. Às vezes, esse tempinho para dar uma olhadinha não é suficiente para uma freada, para evitar uma colisão". completa Horta.

O Departamento de Trânsito do Rio tem um levantamento das distrações mais comuns entre os motoristas dentro dos carros e que mais podem causar acidentes de trânsito. O celular está sempre no topo desse ranking, mas o perigo não é só falar, não. É também acessar a internet e receber e enviar mensagens de texto e e-mails.

Seu Antônio é taxista e já sentiu no bolso duas vezes a multa por causa do celular ao dirigir. "Eu vi a mensagem". Ele demorou 18 segundos para acessar o telefone, ver a mensagem e botar o telefone de volta.

"É um tempo muito alto. É um tempo que eu posso afirmar com certeza é suficiente para que ele veja uma freada brusca na frente dele, é mais perigoso ainda que ele veja uma criança que atravessa a rua ou até um animal que pode causar um acidente muito grave para ele ou para quem estiver conduzindo", diz o diretor do DETRAN.

Flávio Horta fala que é preciso ter uma mudança de atitude. " É preciso que a população tenha essa conciência, principalmente o condutor, tenha inclusive essa maturidade no volante do perigo que esta oferecendo para sociedade nesses pequenos - que aparentam ser pequenos - detalhes, mas que podem ter proporções trágicas.

Esta foi uma reportagem da repórter Renata Capucci para o Jornal Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário