sexta-feira, 19 de março de 2010

Distração ao volante pode causar acidente

Pensando em você, A DIRIGINDO BEM menciona assuntos que podem refletir na sua vida para que você tome mais cuidado ao dirigir.

Na data de hoje, foi publicado pelo JH uma nota falando sobre a DISTRAÇÃO AO VOLANTE.

Você tem idéia de quantos segundos leva para trocar um CD? O JH fez uma prova numa área reservada para testes, na zona sul do Rio de Janeiro.

O Nome da pessoa que dirigia o carro é Silvia.

Vinte e dois segundos foi o tempo que Silvia demorou para tirar um CD e colocar outro. "Sempre faço isso. Umas três vezes mais ou menos."

"O que fica para o condutor é a impressão que ele consegue fazer as duas coisas ao mesmo tempo. De que ele consegue dar atenção que o trânsito precisa, mas isso não é verdade" esclarece o diretor do DETRAN/RJ Flávio Horta.

Enquanto dirigi, Silvia também dá atenção à filha, de três anos. "Eu deixo a bolsa aberta. Aí quando ela pede o biscoito, eu tiro. Se tiver lacrado, eu já abro em cima do volante, olhando para frente. Aí eu tiro o biscoito pra ela. Dou uma olhadinha pra trás para ver se ela pegou o biscoito".
E perde 35 segundos de concentração no trânsito...

"Isto não pode acontecer e cria a falsa idéia de que ela está cuidando da filha dela , quando na verdade ela esta expondo ao risco a pessoa que está no banco de trás. Você pode achar que pode dar uma olhadinha, 30 segundos. Às vezes, esse tempinho para dar uma olhadinha não é suficiente para uma freada, para evitar uma colisão". completa Horta.

O Departamento de Trânsito do Rio tem um levantamento das distrações mais comuns entre os motoristas dentro dos carros e que mais podem causar acidentes de trânsito. O celular está sempre no topo desse ranking, mas o perigo não é só falar, não. É também acessar a internet e receber e enviar mensagens de texto e e-mails.

Seu Antônio é taxista e já sentiu no bolso duas vezes a multa por causa do celular ao dirigir. "Eu vi a mensagem". Ele demorou 18 segundos para acessar o telefone, ver a mensagem e botar o telefone de volta.

"É um tempo muito alto. É um tempo que eu posso afirmar com certeza é suficiente para que ele veja uma freada brusca na frente dele, é mais perigoso ainda que ele veja uma criança que atravessa a rua ou até um animal que pode causar um acidente muito grave para ele ou para quem estiver conduzindo", diz o diretor do DETRAN.

Flávio Horta fala que é preciso ter uma mudança de atitude. " É preciso que a população tenha essa conciência, principalmente o condutor, tenha inclusive essa maturidade no volante do perigo que esta oferecendo para sociedade nesses pequenos - que aparentam ser pequenos - detalhes, mas que podem ter proporções trágicas.

Esta foi uma reportagem da repórter Renata Capucci para o Jornal Hoje.

Novas normas de trânsito para motos e carros na pista expressa da Marginal Tiête

Devido ao índice de acidente com motos na pista expressa da Marginal Tiête, as motocicletas serão proibidas de circular nas vias expressas desta Av. tão movimentada. Mudança ocorre após a inauguração das novas pistas, no fim de março.

Saiba mais sobre este assunto no site no site http://www.g1.com.br/

Como faço para ir direto na notícia sobre a Marginal Tiête?

Na página inicial à esquerda em Editorias, procure a palavra São Paulo e click sobre ela, e depois click no primeiro item da página sobre trânsito na Marginal (" Buraco" Faixas da Marginal Tiête são liberadas), a seguir desça a barra de rolagem da página até em baixo e procure o link:

>> Leia todas as notícias do trânsito

É só procurar o texto abaixo e clicar para saber mais...

Publicada em 17/03/2010
Motos serão proibidas de circular em vias expressas da Marginal Tiête

A Dirigindo Bem se preocupa com você, por isso trás neste BLOG notícias que te deixam mais alertas.